6 de março de 2011

Produtividade?

Alguém tem ideias para melhorarmos a produtividade individual e, consequentemente, a das nossas empresas?
É que era útil...
Nas nossas televisões ouvimos frequentemente debates e entrevistas em que são apontados, com a maior facilidade, os grandes problemas nacionais, entre os quais se destaca geralmente a fraca produtividade dos "Portugueses" (esses, os Portugueses, como se o comentador ou entrevistado pertencesse a uma qualquer categoria superior e não estivesse incluído no grupo).
Ele, o comentador, pertence naturalmente a essa mesma categoria "rasca" (já não é só a geração, é todo o povo Português... dizem eles!), pois se assim não fosse, em vez de apontar os problemas e defeitos, apontaria as soluções e as qualidades, forma por certo mais eficaz de nos fazer ver a todos nós, ignorantes, a luz da verdade e o caminho do sucesso, em vez de nos estarem a lembrar sempre como somos tão medíocres.
É que tal era útil...
E eu quero distinguir-me e quero que a maioria se distinga, por forma a que a maioria passe a ser excelente e assim já possamos falar de como somos bons, melhores que alguns e com vontade de continuar a subir nos rankings, e não de nos quase vangloriarmos de conseguir ser, com frequência, os primeiros do fim da tabela!
E venham sugestões!
É que tal será útil...
As atitudes! Sim, podemos começar por melhorar as nossas atitudes! Positivas, em vez de negativas, vencedoras, em vez de derrotistas!
Os comportamentos! Isso sim, fundamental! É bom ser bom! Não é de certeza bom ser melhor que os outros, se esses forem medíocres! Então como podemos ser bons, sendo melhores que os outros? Ajudando a que esses também sejam bons! Se investirmos um pouco do nosso tempo e conhecimento a ajudar os nossos colegas de trabalho, os nossos familiares e amigos, os nossos conhecidos e mesmo os desconhecidos, de certeza que vamos continuar a ser melhores que muitos e então seremos BONS!
E podemos trabalhar nos processos, nos métodos e nas técnicas, podemos tratar da nossa melhoria contínua, não nos limitando a ser doutoures o resto da vida apenas porque estudámos alguns anos e julgamos que agora sabemos tudo... para sempre!
E se estivermos sempre a aprender podemos continuar a ensinar aos outros aquilo que vamos aprendendo e, a isso, chama-se partilhar ou cooperar.
Então, se formos inteligentes, focados, trabalhadores e estudantes, se melhorarmos as nossas atitudes e os nossos comportamentos, podemos ser excelentes e aumentar depressa a produtividade!
É que tal será mesmo útil!
Quem sabe acabamos com a crise!
Apostem na excelência!

Sem comentários: