6 de outubro de 2008

A Excelência das Organizações ou o Gestor em Movimento

Um sistema de gestão do desempenho (performance management) deve permitir às organizações atingir a excelência na gestão, tanto pela capacidade de analisar o seu desempenho no passado como pelo aumento da capacidade de planear e, de certa forma, prever o futuro, permitindo assim um alinhamento adequado entre os objectivos estratégicos da organização, os recursos disponíveis em cada momento e os objectivos a nível mais fino, do departamental ao individual.
Um sistema destes é composto por um conjunto de aplicações, com funções muito específicas (balance scorecard, consolidação, planeamento, orçamentação, estratégia financeira, etc.), devidamente integradas entre si e facilmente integráveis com os diversos sistemas de gestão operacional - ERPs (contabilidade, gestão de recursos humanos, gestão de compras e fornecedores, gestão de clientes, etc.) que constituem uma estrutura de suporte à gestão, organizando, automatizando e analisando processos, métricas e metodologias na prossecução da excelência na gestão.
O EPM (enterprise performance management) da Oracle é um sistema que disponibiliza, numa plataforma de trabalho única (EPM Workspace), as ferramentas de gestão que permitem tomar as melhores decisões com base na informação e dados disponíveis nos sistemas operacionais, em folhas de cálculo ou em informações de mercado, entre outras fontes de dados. Essa informação pode ser disponibilizada no computador pessoal do gestor ou em qualquer outro, dado ser acessível através de um normal browser, de forma segura, podendo também essa informação ser disponibilizada em dashboards, no PC ou noutros tipos de dispositivos associados ao conceito de mobilidade, tão indispensável nos dias de hoje ao gestor moderno, o gestor em movimento.
Os tempos actuais têm-nos demonstrado que já não há lugares cativos na economia estável e que, assim como os gestores, as empresas para sobreviver tem também que ter a capacidade de estar em movimento, sempre que seja necessário desviarem-se do mau caminho ou mudarem de rumo ou velocidade para alcançar um determinado objectivo em tempo útil – antes da sua concorrência!
As organizações que ainda não adoptaram sistemas de EPM têm tempo para o fazer… pouco tempo, pois se continuarem a confiar apenas na informação prestada pelos sistemas operacionais, que pode ser de qualidade, mas que apenas analisa por dentro e do passado para o presente, cedo sentirão as dificuldades. Urge assim escolher soluções que possam acompanhar a evolução da organização e a sua previsível expansão bem como as necessidades de informação e qualidade de análise que os utilizadores começarão a exigir, em especial os gestores em movimento, aqueles que não sejam avessos à mudança.

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